O Departamento de Saúde de Santo Antônio da Aracanguá realizou, nesta segunda-feira, dia 13, uma capacitação voltada aos agentes comunitários de saúde, conduzida pelas enfermeiras das Equipes de Saúde da Família (ESF). A iniciativa tem como objetivo fortalecer as estratégias de combate à dengue, atualizando e aprimorando as práticas de prevenção e controle da doença.
Durante a capacitação, foram abordados temas como identificação e eliminação de criadouros do Aedes aegypti, manejo clínico de casos suspeitos de dengue e estratégias de comunicação com a comunidade para aumentar a conscientização sobre o tema.
Além disso, a prefeitura anunciou a realização de ações de ‘fumacê’ e nebulização, essenciais para o controle no período chuvoso, quando o risco de proliferação do mosquito transmissor da dengue aumenta significativamente.
Dentro das medidas preventivas, a administração municipal também planeja para a próxima terça-feira (21), uma palestra com profissionais da Vigilância Sanitária. O evento abordará o papel da população na eliminação dos criadouros do mosquito e a importância do engajamento coletivo para o sucesso das ações.
Aproveitando a ocasião, a palestra incluirá uma abordagem sobre o "Janeiro Branco", campanha que promove a conscientização sobre saúde mental. Profissionais da área compartilharão informações e estratégias para cuidar do bem-estar emocional, reforçando a importância de uma saúde integral para toda a população.
Com essas iniciativas, a prefeitura de Aracanguá reafirma seu compromisso com a saúde pública, unindo esforços entre poder público, agentes de saúde e a comunidade para combater a dengue e cuidar da saúde mental da população.